Entenda como funciona o atendimento na Casa dos Raros
Buscar um diagnóstico pode ser um caminho solitário, “mas na Casa dos Raros, essa jornada é gerenciada com cuidado e organização”, garante Franciele Trapp, coordenadora do Setor de Acolhimento, da Superintendência Médica da Casa dos Raros (CDR). A gerente explica como funciona o processo de atendimento da entidade, com sede em Porto Alegre/RS.
PRIMEIROS PASSOS - O acolhimento começa com o registro de interesse, mesmo sem encaminhamento médico. Após avaliação da equipe clínica, o caso é confirmado como elegível.
Canais oficiais de atendimento
Telefone: (51) 3455-0000
E-mail: contato@cdr.org.br
Site: cdr.org.br/registro-de-interesse
É importante enviar nome completo, documento e histórico clínico, incluindo exames e diagnósticos suspeitos.
Também é possível ter acesso aos serviços da CDR a partir de:
Encaminhamento via Secretaria Estadual da Saúde (GERCON)
Demanda espontânea, por meio de formulário online preenchido por paciente, familiar ou profissional
Todos os casos passam por avaliação clínica. Quando necessário, a equipe entra em contato para esclarecer informações ou solicitar complementos.
ATENDIMENTO - A Casa dos Raros conta com equipe formada por:
Médicos geneticistas, clínico e pediatra
Assistente social
Psicóloga
Fonoaudióloga
Fisioterapeuta
Nutricionista
Odontologista
Enfermeira e técnica de enfermagem
ALCANCE - Como destaca Franciele, “pessoas de qualquer lugar do país, e até do exterior, podem acessar os serviços da CDR”.
A Casa também atua com teleatendimento, educação continuada e apoio à rede local de saúde, garantindo que o paciente seja cuidado perto de casa. “A jornada de quem vive com uma condição rara é cheia de desafios, mas com acolhimento, informação e uma rede comprometida, é possível caminhar com mais segurança”, sugere a gestora.